Fermentech News 28
 
Fermentech News
     Distribuidor dos produtos
Dupont Danisco e AllFlavors
Edição 28 - Dezembro de 2013  
 

A exemplo do que aconteceu em 2012, a Fermentech, em parceria com a Cap-Lab, realizou o 2º. Encontro Técnico "Inovando com Qualidade". Ficamos surpresos com o sucesso do evento, que superou nossas expectativas em público e aceitação. Foram muitas as manifestações positivas, o que só nos motiva a continuar com esse trabalho com muito mais afinco, promovendo a difusão de informações e troca de experiências profissionais.

A Fermentech valoriza demais esse contato, pois nossa filosofia é colaborar com o crescimento do mercado como um todo. Hoje em dia, vivemos a cultura do "eu", onde cada um se preocupa com seu próprio progresso e se esquece do coletivo. Na contramão desse pensamento, queremos ser uma sementinha: proporcionar o crescimento dos nossos clientes, pois só assim poderemos crescer também.

Ao mesmo tempo em que impulsionamos o lado profissional, também aumentamos o círculo de amizades, criamos convivência (tão rara nesses tempos de internet) e, com isso, vivemos mais felizes. É um círculo virtuoso, que vai de encontro à nossa campanha atual de pensar grande. Ao invés de nos fecharmos no nosso mundinho, vamos ampliar os horizontes? Nossa vivência pode comprovar: a experiência é enriquecedora.

Aproveitemos esse período de fim de ano, onde os sentimentos estão aflorados e o coração fica mais solidário para adotarmos essa postura em todos os dias de 2014 que já se aproxima. Desejamos a todos os nossos clientes e amigos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, esperando sempre continuarmos com essa amizade sadia e motivadora. Que o novo ano seja portador de notícias boas e dos melhores sentimentos, são os sinceros votos da Fermentech.

Nanci H. Ohata Santana

Novidades

 

Viagem Técnica Abiq

Como parte das comemorações de seu jubileu de prata, a Abiq organizou uma viagem técnica à Europa, que aconteceu de 19 de setembro a 3 de outubro. Participaram desta viagem um grupo de queijeiros e associados da entidade, que puderam vivenciar processos diferenciados, conhecer novas tecnologias e, sobretudo, comparar metodologias para aprimorar a produção brasileira.

Treinamento

A Fermentech também marcou presença nesta viagem, que compreendeu visitas a Paris, Normandia, Holanda e Alemanha. Foram 13 dias bastante intensos, cujo roteiro propiciou o convívio entre queijeiros e técnicos, entre produtores de leite, de queijos e de insumos e a visitação ao que há de mais avançado na produção queijeira europeia com lições importantes para serem aproveitadas.

Além da troca constante de informações, o grupo vivenciou deliciosos momentos de descontração, de companheirismo, de aprendizado cultural e gastronômico, que complementaram o roteiro técnico para além do previsto. Com essa viagem, a Abiq coroa com chave de ouro seus 25 anos de vida, sempre proporcionando aos associados a união e o crescimento. Parabéns, Abiq. Que venham novas viagens e muitos anos mais de trabalho sério e comprometido com o setor queijeiro!

Troféu Destaque AGL 2013

Treinamento

A Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL) fez brilhar as estrelas do setor leiteiro no último dia 01 de dezembro durante a confraternização de seus associados. Num clima de harmonia e integração, 29 homenageados, dentre políticos, jornalistas, representantes de empresas e entidades ligadas à Cadeia do Leite subiram ao palco do auditório Guaíba, no hotel Deville, para receber o Troféu Destaque AGL 2013. O encontro, organizado anualmente pela AGL, tem o objetivo de reconhecer ações de entidades e pessoas que demonstram uma atitude comprometida com o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no Estado. Nessa edição, prestigiamos o setor empresarial, político, imprensa, amigo laticinista, mestre e mérito laticinista, e entidades representativas, sindical e cooperativismo.

O Destaque Empresarial foi concedido aos segmentos sustentabilidade, fertilizantes, instituição financeira cooperativa, indústria de laticínios, sêmen, ordenhadeira, insumos de laticínios, e resfriador de leite. Os homenageados na categoria foram respectivamente: a Tetra Pak, por meio de seu Gerente Comercial Marcos Rosa, a Fertilizantes Piratini, pelo Diretor Heitor Fell, a Sicredi, pelo Gerente de Comunicação e Marketing Ivan Carlos Novello, a Coop. Languiru, pelo Presidente Dirceu Bayer e Renato Kriemeier, a Cri, pelo seu Gerente Técnico Marcelo Marona Dias, a Intermaq, pelo seu Presidente Carlos Alberto Machado, a Fermentech, pela Gerente Técnica Nanci Santana, a Reafrio, pelo Assessor de Marketing, o Sr. Giovar Juarez Garcia da Rosa.

Falaram no encerramento do evento o Ministro Pepe Vargas, Dep. Federal Alceu Moreira e o Secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Ivar Pavan. Logo após o término da solenidade, foi servido um delicioso almoço acompanhado do show Do DJ Bola Som, além do sorteio de brindes doados pelas empresas apoiadoras do evento.

 

Parabéns, Coopernova
A Coopernova - Cooperativa Agropecuária Mista Terranova Ltda - localizada no estado do Mato Grosso, fez valer o sétimo princípio do cooperativismo, que estabelece o interesse pela comunidade, entregando, no mês de agosto, um aparelho de exames laboratoriais para o Hospital Municipal da cidade de Nova Guarita.

O aparelho permitirá aumentar a quantidade de exames feitos aos moradores, diminuir o tempo de espera pelos resultados e também evitar que os pacientes precisem se deslocar para cidades vizinhas para realizar os exames. O custo foi de R$ 30 mil, proveniente de recursos oriundos das sobras relativas ao ano de 2012, cujo rateio foi aprovado em assembleia com os cooperados. A Fermentech parabeniza pela iniciativa, pois é valorizando a comunidade em que se vive que fazemos a diferença. Que outras empresas possam seguir este exemplo e trabalhar também pelo bem comum.
 
Workshop e Seminários
2° Encontro Técnico "Inovando com Qualidade"

Treinamento
Treinamento
A realização do 2° Encontro Técnico "Inovando com Qualidade", que aconteceu no dia 24 de outubro, fruto de uma parceria entre a Fermentech e Cap-Lab, foi tão gratificante que motivou-nos a compartilhar com todos os nossos clientes e amigos esses momentos. Com grande procura por parte dos profissionais da área - muito mais do que no primeiro encontro, realizado no ano passado, em Cascavel (PR) - até os últimos momentos ainda tinha quem procurasse fazer sua inscrição. Por conta disso, trazemos um pouco do que foi vivenciado neste dia a todos os que, por um motivo ou outro, não puderam estar presentes.

O alto grau de aprovação do encontro foi comprovado ao final, quando os participantes puderam dar sua opinião numa pesquisa encartada no kit que foi recebido no início dos trabalhos. Tivemos 99% de avaliações positivas com relação às informações divulgadas e 97% de expectativas atendidas, o que nos motiva a continuar este trabalho por muito tempo. Com relação às palestras, tivemos 99% de classificação excelente e boa para o tema Mussarela e Prato e 97% para a discussão sobre Queijos Especiais. Sobre detecção de fraudes, 90% dos presentes avaliaram a palestra como excelente e boa e 86% gostou do tema sobre controle de qualidade. A escolha dos temas foi aprovada por 56% dos participantes, que considerou-os como excelentes e 40% avaliou como bom, totalizando 96% de aceitação.

A avaliação também deu espaço para que fossem feitos comentários e sugestões e tivemos ótimas ideias para os próximos encontros abordando outros produtos como iogurte, doce de leite, manteigas etc. Também tivemos críticas: algumas avaliações negativas de palestras e sobre o tempo curto para cada tema serviram para nos ajudar a aperfeiçoar nas próximas oportunidades. Conforme afirmou Neveton B. Picciani, sócio-diretor da Fermentech, na abertura do evento, a empresa tem como filosofia trazer informação, conhecimento, atualização técnica e troca de experiências. São esses tópicos que direcionam esse trabalho paralelo ao comércio de ingredientes.

A Cap-Lab partilha dessa mesma filosofia, mantendo uma parceria de longa data com a Fermentech. As duas empresas estão sempre juntas em eventos e viagens nacionais e internacionais. Agradecemos também ao apoio incondicional da Dupont, da Abiq (Associação Brasileira das Indústrias de Queijo) e do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, que possuem uma forte atuação no mercado e tanto têm feito pela formação e o aperfeiçoamento profissional. Esperamos poder promover cada vez mais esses dias únicos e inesquecíveis, mas, principalmente, esperamos ter todos vocês sempre conosco.

 

Workshop Gvinah
Mantendo sempre a política de parceria com seus clientes, a Fermentech realizou, no início de outubro, mais um workshop. Desta vez, fomos à sede da laticínios Gvinah, localizada na cidade de Rio Maria (PA), onde abordamos temas como controle e monitoramento da fabricação de queijo mussarela, sempre visando aumentar a qualidade e rentabilidade na produção.

O evento contou com a participação de vários profissionais da empresa, interessadíssimos em ouvir as palestras dos técnicos da Fermentech, Neveton Picciani e Cácio Reis. Foi gratificante ver tamanha interação por parte dos participantes deste evento. Fica registrado nosso agradecimento a todos que participaram e ajudaram a organizar o workshop, especialmente o Carlos Marques (representante Fermentech na região Norte) e ao Miguel Maia, gerente industrial do Gvinah/Girolanda - unidade de Rio Maria (PA).
GVINAH
   

Treinamentos:
Laticínios Belinho e Laticínio Cabeça D'Anta

Em mais um momento de interação e troca de experiências, nossa técnica Solange A. Pereira da Silva esteve em Minas Gerais no dia 28 de setembro para um treinamento sobre Boas Práticas. Foram dois momentos: o primeiro, na empresa Laticínios Belinho, no município de Crucilância, contou com 42 participantes e o tema discutido foi Boas Práticas na Fabricação de Bebidas Lácteas e Queijos.

Em seguida, Solange dirigiu-se ao Laticínio Cabeça D'Anta, situado em Carmópolis de Minas, no mesmo estado, para dissertar sobre Boas Práticas na Fabricação de Requeijão para um público de 15 participantes. Em ambas as empresas fomos muito bem acolhidos e os profissionais mostraram-se bastante interessados no tema, o que demonstra a preocupação das empresas com a qualidade na fabricação dos produtos.

A Fermentech agradece ao Laticínio Belinho e ao Laticínio Cabeça D'Anta pela atenção e cordialidade e colocamo-nos à disposição para novos eventos ou esclarecimento de dúvidas.

Treinamento
 

 

Calendário Fermentech

Enfeite a tela do seu computador com o Calendário Fermentech 2013. Baixe em nosso site, mês a mês, as imagens do calendário e pense grande! http://www.fermentech.com.br/downloads.html


Calendário Fermentech

visite: www.fermentech.com.br


Fermentech Comércio de Insumos para Alimentos Ltda
Rua Tuiuti, 1431 • Bairro Tatuapé • São Paulo • SP • CEP 03081-012
Fone: 11 2093 4900 • Fax: 11 2093 4828
 
© copyright 2013 Fermentech Ltda. Todos direitos reservados.