Fermentech News 19
Fermentech News
Distribuidor dos produtos
Danisco e AllFlavors
Edição 20 - 2011  
 

Editorial

Todos os dias, as manchetes de jornal estampam notícias de acidentes de automóvel envolvendo motoristas embriagados, apesar das leis brasileiras proibirem o consumo de bebidas alcoólicas. Essas mesmas leis também dão margem a que estes mesmos motoristas se recusem a fazer o teste de bafômetro para confirmar a embriaguez e, como isso, a impunidade cresce.
Motoristas irresponsáveis tirando a vida de pessoas inocentes e protegidos pela mesma legislação que os condena. É uma realidade muito triste... mas ao mesmo tempo, motivadora, especialmente para nós que trabalhamos na indústria láctea! Talvez este seja o momento de nos unirmos e criarmos uma campanha massiva que incentive o consumo de leite e/ou bebidas lácteas para motoristas.
Enquanto as campanhas de cerveja passam a ideia de que a bebida atrai amigos, mulheres bonitas e alegria, as indústrias de leite não fazem nenhuma campanha favorável ao consumo do produto. O leite, além de saudável pelas propriedades que já conhecemos, também seria uma opção consciente para motoristas.
Que tal um slogan como "Leite: beba à vontade antes de dirigir" ou "Leite: a bebida dos motoristas conscientes"? Precisamos fazer alguma coisa para mudar a mentalidade das pessoas e acabar com este cenário trágico. O final do ano já está aí. Será que vamos deixar essas mudanças para o próximo ano, com promessas que não realizamos? A criatividade é de cada um. A responsabilidade, porém, é de todos nós.

Nanci H. O. Santana

 
Notícia
"Dairy Safety Trends – As tendências em Segurança e Qualidade do Leite”

 

De 29 de agosto a 1º. de setembro uma delegação brasileira esteve em Portland, Maine (EUA) para participar do Seminário Internacional "Dairy Safety Trends – As tendências em Segurança e Qualidade do Leite", e a Fermentech teve a satisfação de enviar três representantes para esse importante evento, a convite da Madasa Biotecnologia, que foi a organizadora do evento.
Nestes dias, pudemos acompanhar diversas palestras sobre o tema do seminário, ministradas por profissionais da área nos Estados Unidos, além de visitarmos duas indústrias. Uma delas - a Oakhurst Dairy - chama a atenção por se destacar na região e colocar no mercado produtos de excelência, produzidos dentro do valor sustentável, e ser a primeira a implantar um programa de incentivo financeiro a produtores locais que não utilizam hormônios artificiais de crescimento nos animais. Todos os produtos da empresa possuem um selo que garante essa isenção. Também tivemos oportunidade de visitar um centro de distribuição de produtos e também uma fazenda. Foi uma importante experiência que nos mostrou in loco como os americanos lidam com questões ligadas à segurança alimentar.

Na bagagem, além da experiência absorvida das empresas e palestras, trouxemos a certeza que o Brasil tem condições de se consolidar como um País de importância estratégica na produção de leite no mercado internacional, mas temos que reconhecer que ainda existe um caminho a percorrer e a necessidade de ajustes e melhoria na capacitação dos produtores para melhorar a produtividade, competitividade e qualidade do nosso leite.

Agradecemos à Madasa pelo convite e esperamos poder retribuir em outra oportunidade.

 

5º Simpósio Nacional ABIQ
 
% SImposio Nacional ABIQ

Agenda

De 23 a 29 de setembro, Goiânia recebeu profissionais e especialistas da área queijeira de todo Brasil para o 5º. Simpósio Nacional ABIQ promovido pela associação. Foram abordados temas que incluíram desde a produção inovadora de leite, passando pelas novidades em tecnologia e equipamentos, insumos para o setor, informações para aumentar o rendimento e a produtividade, dicas para utilização de soro e as mudanças de consumo no mercado nacional.

O Simpósio Nacional Abiq acontece desde 2007, sendo que, a cada edição, é realizado em uma cidade diferente do País com tradição em cultura láctea, visando levar informações úteis a todas as regiões brasileiras. Para mais informações e imagens, acesse o site www.abiq.com.br.


 
Novidades
Cinema

Uma boa novidade para os profissionais da área de queijo é o documentário "O Mineiro e o Queijo", que estreou nos cinemas no dia 27 de setembro. Em 72 minutos de projeção, o filme narra a história da chegada das primeiras famílias portuguesas a Minas Gerais em busca de ouro no século XVIII, trazendo na bagagem a técnica de produção artesanal de queijo. Assista ao trailer abaixo:

 

 

Atualmente, cerca de 30 mil famílias vivem da produção queijeira em todo o estado.
Filmado nas belas paisagens do Serro, da Serra da Canastra e do Alto Paranaíba, o documentário traz a opinião de produtores, pesquisadores e técnicos sobre as leis contraditórias e o lobby de grandes laticínios que ameaçam a produção artesanal do queijo Minas, verdadeiro patrimônio do estado mineiro. Por não se tratar de um filme comercial, a película entrou em cartaz apenas em cinemas selecionados, que oferecem uma programação alternativa.
Para mais informações, visite: www.omineiroeoqueijo.com.br

 
Novidades

 

Fermentech na Fispal Tecnologia Nordeste 2011

FISPAL

 

08 a 11 de novembro
Local: Recife - PE
Centro de Convenções de PE
Rua A estande 54.


Venha nos visitar!

 
 
ABIQ
 

A Abiq (Associação Brasileira das Indústrias de Queijo) é uma associação que representa os interesses do setor queijeiro no Brasil desde 1988. Conta com associados espalhados pelo Brasil inteiro e, graças a isso, o setor vem ganhando representatividade junto ao Governo, com melhorias na qualidade dos produtos tanto para o mercado interno e externo, regulamentação favorável, fiscalização mais apurada para coibir as fraudes, entre outras vantagens.

Além disso, a Abiq também defende a categoria junto aos órgãos de Imprensa e profissionais formadores de opinião, como médicos e nutricionistas, enaltecendo os benefícios do queijo para a saúde pública. Faça parte dessa equipe. Associe-se!

www.abiq.com.br ou ligue (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3210-6348.


 
 

Fermentech Twitter

Siga-nos você também e faça parte da nossa rede social: http://twitter.com/fermentech

visite: www.fermentech.com.br

 
Fermentech Comércio de Insumos para Alimentos Ltda
Rua Tuiuti, 1431 • Bairro Tatuapé • São Paulo • SP • CEP 03081-012
Fone: 11 2093 4900 • Fax: 11 2093 4828
 
copyright 2011 Fermentech Ltda. Todos direitos reservados.