Fermentech News 19
Fermentech News
Distribuidor dos produtos
Danisco e AllFlavors
Edição 19 - 2011  
 

Editorial
O mercado do leite se reúneu em mais um Congresso Nacional de Laticínios. A 28ª. Edição do CNL, realizado de 11 a 14 de julho na Expominas, em Juiz de Fora (MG) foi um sucesso. Não é nenhuma novidade, visto que este é um dos eventos mais importantes da área, que sempre atrai visitantes de todo o Brasil e até do exterior. A Fermentech, como sempre, esteve presente com um stand, juntamente com a Danisco e só tem elogios.

Foram várias atividades, uma melhor do que a outra: tivemos a entrega do 1º. Prêmio Talento, promovido pela Danisco, que premiou a aluna Thiary Falci Rodrigues, do Instituto de Laticínios “Cândido Tostes”, autora da melhor monografia sobre utilização de bactérias lácticas na produção de leite fermentado.

Também tivemos o lançamento do livro “Queijos Duros”, a mais nova obra do Ph.D. Múcio M. Furtado, cuja tarde de autógrafos foi um imenso sucesso. O valor arrecadado com a venda dos livros (um total de R$ 3.480,00) foi entregue ao Chefe do Centro de Ensino do ILCT, prof. Gerson Occhi, para financiar bolsas de estudo aos alunos da escola. É a Danisco e a Fermentech, sempre juntas, investindo em novos talentos.

Entrega arrecadado com as vendas do livro

Finalmente, no último dia, tivemos um sorteio de um queijo Provolone Tânia, que foi doado aos formandos 2011 do ILCT. A festa que eles fizeram na recepção do prêmio foi indescritível! E já que uma foto vale mais que mil palavras, não precisamos descrever: clique aqui e veja os melhores momentos deste evento! E que venha 2012!

 
Homenagem
Aniversário

Desde 1996, a revista Indústria de Laticínios presenteia seus leitores com informações atualizadas e de qualidade em artigos feitos por quem entende do assunto. Em 15 anos de história, se tornou uma leitura indispensável a todos os profissionais da área láctea por ser pioneira e cumprir seu papel de traduzir as informações em uma linguagem acessível a todos os públicos.
Nós, da Fermentech, que fazemos parte desses 15 anos, tivemos a alegria de poder homenagear a revista durante a Expomaq 2011 e parabenizar o diretor Luiz Souza pela missão de informar o setor com um olhar abrangente sobre os fatos. Confira as fotos no link da galeria acima.

Aniversário 15 anos Revista Indústria de Laticínios
 
Novidades

Visita Internacional

Pela segunda vez, recebemos a visita dos técnicos italianos Tito e Simone Pegorini que, a exemplo do ano anterior, veio ao Brasil para participar do Congresso Nacional de Laticínios de Juiz de Fora. Sempre com bom humor típico dos italianos, eles prestigiaram o evento nos dias 13 e 14 de julho, depois retornaram a Europa levando e experiência brasileira para compartilhar em terras italianas. Obrigado, Tito e Simone, por mais esta visita. Veja abaixo as fotos desta visita.

Visita Internacional

 
Notícia

Concurso Nacional de Produtos Lácteos

Um dos destaques do Congresso Nacional de Laticínios é a realização do Concurso Nacional de Produtos Lácteos, que este ano chegou à sua 38ª. edição. Este ano, a diretora da Fermentech, Nanci H. Ohata Santana, foi encarregada da entrega do certificado para o vencedor da categoria Queijo Provolone, que foi a Indústria de Laticínios MSP, de Luminárias (MG). Parabenizamos a todos os contemplados. Veja a seguir a lista dos vencedores (Fonte: site Ciência do Leite):

Vencedores do 38º Concurso Nacional de Produtos Lácteos 2011 

MANTEIGA
1º Lugar - P&L Agroindústria de Laticínios Ltda - Produtos da Vaca - Ibirapuã - BA
2º Lugar - Laticínios Bela Vista Ltda – Piracanjuba - Bela Vista de Goiás - GO
3º Lugar - Indústria de beneficiamento Paiolzinho - Laticínios Paiolzinho - Cruzília - MG

PROVOLONE 
1º Lugar - Indústria de laticínios MSP Ltda – Lucca – Luminárias – MG 
2º Lugar - Laticínios Cruziliense Ltda - Queijo Cruzília – Cruzília - MG
3º Lugar - Laticínios Heloísa – Rabibe – Cambuí - MG

QUEIJO TIPO REINO 
1º Lugar - Laticínios Tirolez Ltda – Tirolez - Carmo do Paranaíba - MG 
2º Lugar - Laticinios Ponte Nova ltda - Queijos Pinheiros – Santa Rita do Ibitipoca - MG
3º Lugar - Laticínios Nosso Ltda – Millano – Antônio Carlos - MG

REQUEIJÃO 
1º Lugar -Laticínios Latco – Latco - Cruzeiro do Oeste - PR 
2º Lugar - Frimesa Cooperativa Central - Firmeza – Marechal Cândido Rondon - PR
3º Lugar - Laticínios Tirolez Ltda – Tirolez – Monte Aprazível- SP

QUEIJO PRATO
1º Lugar - Vilmar Wiggers ME – Laticinios DaRolt - Rio Fortuna - SC
2º Lugar - Laticinios Ponte Nova ltda - Queijos Pinheiros – Santa Rita do Ibitipoca - MG 
3º Lugar - Laticínios Latco – Crioulo – Maripá - PR

DOCE DE LEITE PASTOSO 
1º Lugar - Fundação Arthur Bernardes - Laticinios Funarbe - Viçosa - MG 
2º Lugar - Laticínios Vimilk Ltda - Vimilk – Perdões - MG
3º Lugar - Laticínios Boa Nata Ind. e Com. Ltda – Boa Nata – Pouso Alto - MG

QUEIJO TIPO GOUDA
1º Lugar - Laticínios Cruziliense Ltda - Queijo Cruzília – Cruzília - MG
2º Lugar - Indústria de laticínios MSP Ltda – Lucca – Luminárias - MG
3º Lugar - Laticínios PJ Ltda – PJ – Ingaí - MG

QUEIJO TIPO PARMESÃO
1º Lugar - Cooperativa Agropecuária Vale do Paracatu – COOPERVAP - Paracatu - MG 
2º Lugar - Frimesa Cooperativa Central - Frimesa – Marechal Cândido Rondon - PR
3º Lugar - Laticínios Boa Nata Ind. e Com. Ltda – Boa Nata – Pouso Alto - MG

QUEIJO TIPO GORGONZOLA
1º Lugar - Laticínios Cruziliense Ltda - Queijo Cruzília – Cruzília - MG 
2º Lugar - Laticínios D'Annita - D'Annita – Lavras- MG
3º Lugar - Laticínios Tirolez Ltda – Tirolez - Tiro - MG 

QUEIJO MINAS (PADRÃO)
1º Lugar - Laticínios Tirolez Ltda – Tirolez - Carmo do Paranaíba - MG
2º Lugar - Vale do Oeste Ind. Comércio de Laticínios Ltda - KINUTRI – Espigão do Oeste - RO
3º Lugar - Laticínios Noroeste Ltda – Produtos da Vaca – João Pinheiro - MG

DESTAQUE ESPECIAL 
1º Lugar - Laticínios Cruziliense Ltda - Bolo Azul – Cruzília - MG 
2º Lugar - Usina de beneficiamento Paiolzinho – Queijo goiaba - massa filada recheada com goiabada - Cruzília - MG 
3º Lugar - Laticínios Latco – Requeijão cremoso sabor chocolate e avelã - Cruzeiro do Oeste - PR

 
Agenda
Agenda

A ABIQ (Associação Brasileira das Indústrias de Queijo) estará promovendo a 5ª. edição do Simpósio Nacional Abiq, evento que acontece a cada dois anos em alguma capital brasileira. Este ano, a cidade escolhida foi Goiânia (GO) e o simpósio vai ocorrer nos dias 22 e 23 de setembro. A programação inclui temas sobre novas tecnologias e produtos para a área do leite e contará com palestrantes renomados, incluindo alguns internacionais.
As inscrições estarão abertas a partir do dia 22 de agosto e as vagas são limitadas. Portanto, anote na sua agenda para não esquecer. Mais informações com a Valéria pelo telefone (11) 3259-9213 ou pelo site www.abiq.com.br.

5º Simpósio Nacional ABIQ

 
Novidades
Choozit

A Danisco acaba de lançar uma nova linha de culturas lácteas chamada Choozit™ Eyes, apropriada para fabricação de queijos, pois permitem uma rápida formação de gás, que garante a formação de olhaduras bem formadas e distribuídas uniformemente. Além disso, o produto também permite o controle da formação dessas olhaduras e pode ser usado tanto para queijos duros, como Gruyère, quanto para os semiduros, como Gouda e Estepe. A cultura Choozit™ Eyes é um produto 100% natural e possui certificado kosher, que garante que a cultura é fabricada de acordo com rígidos controles de qualidade e segue as especificações exigidas pela dieta judaica. O produto pode ser encontrado em forma congelada ou liofilizada. Para mais informações sobre aplicação e especificações técnicas, entre em contato com nosso departamento técnico no email fermentech@fermentech.com.br.

 
Notícia
News

Acontece, de 18 a 21 de outubro deste ano, mais uma edição da Cibustec, uma das mais importantes feiras de tecnologia para laticínios da Europa. O evento será realizado na cidade de Parma – Itália e é voltada para o público especializado. Este ano, a feira comemora 70 anos de história, o que só vem provar sua importância no mercado, pois o evento acompanhou toda a evolução tecnológica do setor e certamente colaborou para que essas inovações se espalhassem pelo mundo inteiro.
É o momento para programar sua agenda e conhecer esta importante feira internacional. E, se você já conhece, programe-se para retornar, pois sabe que valerá a pena. Além do evento, há também a oportunidade de visitar o acolhedor e hospitaleiro povo italiano e isso, por si só, já vale a viagem!. Mais informações em www.cibustec.it

 
Homenagem
Travessia Balkis

No dia 27 de junho, quatro nadadoras brasileiras atravessaram o Canal da Mancha a nado, totalizando um percurso de 68Km, que se iniciou em Dover, na Inglaterra , chegou em Calais (França) e retornou a Dover. Patrocinada pelo Laticínios Balkis, a travessia foi um sucesso e registrou não apenas um, mas dois recordes mundiais para o Brasil.
O recorde anterior era de uma equipe de seis atletas que cumpriram o trajeto em 19 horas e dois minutos. Nossas meninas fizeram o trajeto em quatro atletas e gastaram apenas 18 horas e 42 minutos. A Fermentech se orgulha de saber de mais essa conquista para o esporte brasileiro e parabeniza a todos os envolvidos: primeiramente às nadadoras, que venceram com garra, perseverança, coragem e, sobretudo, com seu talento e à Balkis, por ter reconhecido e acreditado neste projeto, investindo preciosos recursos que serviram para valorizar o nome do nosso Brasil.
Para mais informações, visite o site do projeto: www.travessiabalkis.com.br

Travessia Balkis

 

Links
Confira aqui alguns links relacionados ao setor de laticínios e use-as como fonte de pesquisas e estudos. Caso tenha alguma dica interessante a sugerir, por favor, indique-nos enviando um e-mail para news@fermentech.com.br.

Clique aqui
 
visite: www.fermentech.com.br
 
Fermentech Comércio de Insumos para Alimentos Ltda
Rua Tuiuti, 1431 • Bairro Tatuapé • São Paulo • SP • CEP 03081-012
Fone: 11 2093 4900 • Fax: 11 2093 4828
 
copyright 2011 Fermentech Ltda. Todos direitos reservados.