Fermentech News
     Distribuidor dos produtos
Danisco e AllFlavors
Edição 18 - 2011  
 
Editorial

O verão já chegou ao final e, enquanto pegamos a estrada de volta das férias para nossa rotina, o outono já dá os primeiros sinais de sua presença. Outono traz a ideia da renovação: as árvores trocam as folhas, colorindo o chão de amarelo alaranjado, preparando os ramos para o florescer de novas folhas. A vida se renova e a Fermentech também!
Preparamos uma edição eclética e cheia de novidades, contendo os lançamentos no mercado editorial, agenda de eventos futuros e nossas atividades no final do ano passado, para você ficar por dentro de tudo que fizemos e se programar para o que ainda vamos fazer ao longo deste ano.
Portanto, se você ainda está aproveitando os últimos dias de férias, descanse seu olhar nesta edição do Fermentech News. Seja no verão, no outono, na primavera ou no inverno, a Fermentech faz questão de estar sempre ao seu lado.
Boa leitura!

 

Workshops e Seminários
Workshops

Com o intuito de levar novos conhecimentos e atualidades do mercado lácteo, a Fermentech realizou diversos workshops neste início de ano. A vocação queijeira do estado de Minas Gerais é mantida até as fronteiras, nas divisas com outros estados. Em janeiro, tivemos a oportunidade de estar em Ituiutaba, no Laticínio Canto de Minas, para uma palestra sobre queijo prato e mussarela, ministrada pelo especialista Múcio Furtado.
 Durante toda a tarde, Mucio falou para cerca de vinte colaboradores e direção da empresa e a participação de todos foi tão ativa que eles ganharam o título de “maiores questionadores”. Nos dias 15 e 16 de Fevereiro, estivemos na Coopnoroeste – Lacbom, localizada em Araputanga (MT), onde os técnicos Marcus Vinícius e Solange Silva abordaram temas relacionados à tecnologia de Mussarela, Requeijão e Bebida Láctea.
O evento contou com a participação de colaboradores desses setores, além da gerência e diretoria da cooperativa. A receptividade foi muito boa, com grande participação de todos os presentes, através de questionamento de dúvidas e informações diversas.
No dia seguinte (17), a Laticínios Vencedor, situada em São José dos Quatro Marcos (MT), recebeu a técnica Solange Silva para a palestra “Aplicação de Culturas em Produtos Lácteos”. Foram demonstradas as diversas aplicações de culturas em produtos lácteos e os colaboradores do setor de queijo puderam aprimorar seus conhecimentos e ampliar a visão em relação ao mercado lácteo atual.
Na semana seguinte (24), a palestrante esteve na Coopatos, em Patos de Minas (MG), para apresentar o tema “Legislação e Rotulagem em Produtos Lácteos” aos colaboradores da empresa. O foco foi a nova legislação e teve um resultado bastante positivo, pois ajudou a esclarecer uma série de dúvidas relacionadas ao registro de diversos produtos no portfólio de lançamentos da empresa.
Por fim, em 1º. de março, a Fermentech realizou o treinamento em Microbiologia e Boas Práticas de Fabricação em Lácteos, no Laticínios Belinho, situado em Crucilândia (MG). A técnica Solange Silva respondeu diversas questões sobre BPF e montagem de procedimentos operacionais padrão na indústria, num evento muito bem participado e que gerou grande interesse por parte dos colaboradores. A todos nosso muito obrigado!

Lançamentos

Nova obra de Múcio Furtado enfoca Queijos Duros

O especialista e Ph.D. Múcio M. Furtado lança um novo livro, desta vez enfocando Queijos Duros e o processo de fabricação do queijo parmesão. O lançamento vai acontecer em julho, no stand da Fermentech, durante o 28º. Congresso Nacional de Laticínios – Expomaq, de Juiz de Fora/Mg.
A obra traz um paralelo entre o processo utilizado no Brasil e na Itália, especialmente dos queijos tipo Grana Padano e Parmigiano Reggiano, destacando as principais falhas e sugerindo soluções. Por meio de muitas imagens, o autor usa todo seu didatismo para explicar a metodologia de fabricação dos queijos, auxiliando os profissionais da área a esclarecer as principais dúvidas que existem nesse processo.
A obra terá seu lançamento e tarde de autógrafos no stand da Fermentech. O CNL acontece nos dias 11 e 14 de julho, na Expominas (Juiz de Fora/MG).
Novidades

Agenda

3ª Mercoláctea
De 11 a 14 de Maio
Local: Parque de Exposições Tancredo Neves - Chapecó - SC

Seminário Abiq 2011

Nos dias 24 e 25 de maio, a Abiq (Associação Brasileira das Indústrias de Queijo) realiza um Seminário Regional em Jiparaná, no estado de Rondônia. O local foi escolhido porque a região tem crescido na produção de lácteos, especialmente de queijos, representando 10% da produção nacional. O Seminário Regional Abiq tem o objetivo de ampliar a difusão de conhecimentos técnicos do mercado queijeiro e aumentar o contato entre os profissionais da área.
A Fermentech e a Danisco, como sempre fazem, são patrocinadoras do evento e, no dia 24, o especialista Ph.D. Múcio M. Furtado estará ministrando sobre “Defeitos comuns nos queijos Mussarela e Prato, causas e soluções”. As inscrições para o seminário estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (11) 3259-9213.

28º. Congresso Nacional de Laticínios

De 11 a 14 de Julho
Local: Expominas – Juiz de Fora – MG

 
 

Links
Confira aqui alguns links relacionados ao setor de laticínios e use-as como fonte de pesquisas e estudos. Caso tenha alguma dica interessante a sugerir, por favor, indique-nos enviando um e-mail para news@fermentech.com.br.

Clique aqui
 
visite: www.fermentech.com.br
 
Fermentech Comércio de Insumos para Alimentos Ltda
Rua Tuiuti, 1431 • Bairro Tatuapé • São Paulo • SP • CEP 03081-012
Fone: 11 2093 4900 • Fax: 11 2093 4828
 
copyright 2011 Fermentech Ltda. Todos direitos reservados.