Fermentech News
     Distribuidor dos produtos
Danisco e AllFlavors
Edição 13 - 2009  
 
Editorial

Olá, amigos,

Do dia 19 ao dia 29 de outubro, a Fermentech, acompanhada por um grupo de industriais e técnicos laticinistas, fez uma jornada por indústrias queijeiras italianas, culminando com dois dias de visitas à famosa feira Cibustec, em Parma. Essa jornada teve um ponto alto, que foi o acompanhamento do grupo brasileiro por dois técnicos italianos, Tito e Simone Pegorini, da empresa Food.com. A dupla proporcionou tratamento especial por onde passamos, com detalhamento técnico, avançado e de qualidade.

Novidades

Tivemos oportunidade de visitar várias fábricas desde os tradicionais Grana Padano e Provolone Valpadano D.O.P. (sigla que significa "Denominação de Origem Protegida"), sempre especiais; assim como Crescenza, Bel Paese, Cacciota, Silter D.O.P, Pizza Cheese, Ricota, Taleggio D.O.P, Quartirolo D.O.P, Gorgonzola, Robiola, Cremino e outros. Acreditamos que, para o mercado brasileiro, os produtos mais frescos sempre serão mais bem vindos. Nosso consumidor, com certeza, não conhece Crescenza, o Bel Paese, o Cacciota, Taleggio e outros semelhantes, mas o sabor delicado, suave e com massa sempre macia desses queijos certamente vai agradar o paladar brasileiro.

Além das indústrias queijeiras, visitamos algumas lojas de super e hipermercados com apresentação maravilhosa dos produtos lácteos. Industriais e técnicos brasileiros têm agora um motivo a mais para abrilhantar seus produtos. Nossos consumidores merecem muito mais e, com certeza, agradecerão.

Nós, da Fermentech, também agradecemos pela cordial recepção e o atendimento primoroso com que a equipe foi recebida e tratada durante todos os momentos. Palavras não podem descrever tanto carinho com que fomos recebidos e a atenção que nos foi dispensada, com total abertura. Voltamos para casa com a certeza que os laços que fizemos abrirão as portas para futuros encontros que, com certeza virão.

Obrigado por tudo!

Equipe Fermentech

 
Novidades
Novidades

7ª FESTA DO QUEIJO FAZ O MAIOR QUEIJO MINAS FRESCAL DO MUNDO PESANDO 750 KG

Curvelândia, a cidade que produziu o maior queijo minas frescal do mundo, também tem a maior caverna do Estado de Mato Grosso, a Caverna do Jabuti que tem 4 km de desenvolvimento.

Laticínios RovigoAnualmente é realizada a Festa do Queijo, um evento de valorização do homem do campo e oportunidade de geração de emprego e renda na comercialização dos produtos do campo, neste ano, produtores rurais, Prefeitura, Governo do Estado e o parceiro Laticínios Rovigo, na pessoa do senhor Antonio Bornelli Filho, Sócio-Diretor Industrial, com a sua equipe e a participação mais uma vez das artesãs do município, produziram no sábado o maior queijo minas do mundo, entregando-o a população no domingo para degustação, que pesou 750 kg, superando o recorde de 2008, no qual o queijo foi 690 kg.

Em menos de duas horas foi todo consumido por todas as pessoas presentes.

O prefeito de Curvelândia, Lair Ferreira e a 1ª Dama Maria de Laet, estão muito satisfeitos com a realização da 1ª Festa do Queijo, realizada por esta administração, ressaltando o apoio recebido por patrocinadores e também pelo empenho de todas as equipes que compõem a comissão organizadora.

Ainda nesta oportunidade o prefeito Lair Ferreira vem agradecer a toda população curvelandense pelo voto de confiança depositado a esta nova equipe administrativa municipal, agradece também aos visitantes de toda a região que vieram nos prestigiar.

Estiveram presentes neste evento, os Deputados Estaduais, Sebastião Rezende, Walace Guimarães, Antonio Azambuja e Airton Português, também prestidiou o evento o secretário de Estado de Estrutura Escolar, Ezequiel Ângelo da Fonseca e a senadora Serys Slhesharenko.

 
Simpósio Abiq 2009
Simpósio Abiq 2009

Atibaia transformou-se, por dois dias, na “cidade nacional do queijo”. É que a região foi sede do 3º Simpósio Nacional da Indústria de Queijos, realizado pela Abiq (Associação Brasileira das Indústrias de Queijo) nos dias 1 e 2 de outubro. O evento reuniu mais de 200 participantes, entre empresários, produtores de queijo e profissionais ligados à área. A qualidade técnica dos assuntos abordados e a possibilidade de reciclar informações relevantes foram bastante elogiadas pelos presentes.

Foram discutidos temas que abrangeram desde análise mercadológica do mercado lácteo e queijeiro, passando por inovações nas técnicas de produção e rendimento, até as questões de legislação relacionadas com o produto, rotolagem e aproveitamento de soro em novos produtos. Embora tenha havido consenso dos participantes no crescimento da indústria, há muito o que melhorar em todos os sentidos e a Abiq, como representante do setor, assumiu o compromisso de se fortalecer aumentando o número de associados para poder atender aos anseios e demandas do mercado.

A maior prova desse fortalecimento é a própria realização do evento: num belíssimo exemplo, o simpósio foi feito com o apoio e patrocínio de empresas concorrentes, que deixaram de lado a rivalidade comercial para se unir em busca de um objetivo comum. Esse espírito de colaboração é que faz o mercado evoluir, pois quando o setor vai bem, todos crescem em conjunto. Parabéns a todos os realizadores por mais este evento de sucesso!

 
Workshop e Seminários
Seminário Técnico em São José do Rio Preto

Pela oitava vez, Fermentech e Danisco Brasil se uniram para promover um novo Seminário Técnico Regional, desta vez realizado na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. O evento, que aconteceu no dia 17 de setembro, é voltado a profissionais da área técnica em laticínios que desejam atualizar seus conhecimentos e ficar por dentro do que há de mais recente em tecnologia, inovações e tendências para o mercado lácteo.

Nesta edição, participaram aproximadamente 100 pessoas, que discutiram temas como tendências no mercado lácteo, registro e rotulagem de produtos lácteos e bioproteção em queijos frescos. Sempre realizado em uma cidade diferente a cada edição, o Seminário Técnico Regional pretende percorrer todo o País, integrando os profissionais da área láctea e promovendo a troca de experiências.

Seminário Técnico em São José do Rio Preto

 

ABIQ
 

A Abiq (Associação Brasileira das Indústrias de Queijo) é uma associação que representa os interesses do setor queijeiro no Brasil desde 1988. Conta com associados espalhados pelo Brasil inteiro e, graças a isso, o setor vem ganhando representatividade junto ao Governo, com melhorias na qualidade dos produtos tanto para o mercado interno e externo, regulamentação favorável, fiscalização mais apurada para coibir as fraudes, entre outras vantagens.

Além disso, a Abiq também defende a categoria junto aos órgãos de Imprensa e profissionais formadores de opinião, como médicos e nutricionistas, enaltecendo os benefícios do queijo para a saúde pública. Faça parte dessa equipe. Associe-se!

www.abiq.com.br ou ligue (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3210-6348.


 

Links
Confira aqui alguns links relacionados ao setor de laticínios e use-as como fonte de pesquisas e estudos. Caso tenha alguma dica interessante a sugerir, por favor, indique-nos enviando um e-mail para news@fermentech.com.br.

Clique aqui
 
visite: www.fermentech.com.br
 
Fermentech Comércio de Insumos para Alimentos Ltda
Rua Tuiuti, 1431 • Bairro Tatuapé • São Paulo • SP • CEP 03081-012
Fone: 11 2093 4900 • Fax: 11 2093 4828
 
© copyright 2009 Fermentech Ltda. Todos direitos reservados.