EXPOMAQ 2009 (13 a 16 de Julho) | 26º Congresso Nacional de Laticínios
Fermentech News
Edição 11 - 2009
Distribuidor de produtos Danisco
Editorial

Prezado(a) Amigo(a),

Depois de um longo (mas não tenebroso) verão e outono, o Fermentech News está de volta. Após dez edições virtuais, tiramos merecidas férias para reciclar... e a partir de agora, voltamos com energias renovadas e muitas novidades.

A primeira delas é que o nosso informativo virtual agora tem periodicidade fixa. Todos os meses, você estará recebendo notícias sobre as nossas atividades e eventos. Dessa forma, queremos nos fazer presentes no seu dia a dia, estreitando nosso relacionamento profissional e pessoal.

Neste retorno, já estamos a todo vapor, nos preparando para o 26º Congresso Nacional de Laticínios – Expomaq, que acontecerá de 13 a 16 de julho em Juiz de Fora (MG). Desde já, queremos convidá-lo a visitar nosso stand e comer um queijo conosco. Será um momento de descontração e bate-papo. Esperamos você lá!

Equipe Fermentech

 
News Congresso de Laticínios discute tecnologia em favor da nutrição e saúde

Profissionais do setor lácteo já têm compromisso marcado nos dias 13 a 16 de julho. É a 26ª edição do Congresso Nacional de Laticínios, realizado na Expominas, em Juiz de Fora.

O Congresso Nacional de Laticínios (CNL), realizado anualmente pela Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) chega à sua 26ª edição e, este ano, abordará o tema “Lácteos: tecnologia, saúde e nutrição”.

O evento é reconhecido como o maior do País em difusão de tecnologias sobre leite e derivados e atrai visitantes do Brasil inteiro e até de outros países. Primeiramente realizado nas dependências do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, a mais tradicional instituição de ensino do setor lácteo, o evento cresceu tanto ao longo dos anos, que o espaço se tornou pequeno para acolher tantas pessoas. Por isso, desde 2007, o CNL é realizado no Expominas, espaço de eventos localizado no Km 790 da BR-40, a 15 minutos do centro de Juiz de Fora.

O congresso é composto de vários eventos que acontecem simultaneamente: a 37ª Expomaq (Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista), a 36ª Expolac (Exposição de Produtos Lácteos) e o 37º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, que premia a qualidade dos laticínios em diversas categorias. Além disso, há também um ciclo de palestras sobre o tema abordado e exposição de pôsteres dos alunos.

Mas, muito mais do que um evento profissional, o CNL se tornou um ponto de encontro dos profissionais do setor, que vêm, ano a ano, para Juiz de Fora a fim de reencontrar amigos e conhecidos.

A Fermentech, como todos os anos, estará presente com um stand, apresentando sua linha de produtos e acolhendo a todos para um bate-papo amigável, fazendo do encontro uma grande happy hour. Aguardamos sua visita!

Um pouco de história

O CNL teve origem em julho de 1950, com a realização da primeira Semana do Laticinista.

Mas foi só em 1972 que ele ganhou oficialmente a alcunha de “congresso”, após 23 anos de tradição. Foi necessária uma reformulação na ideia original, ampliando o alcance do evento, para atingir o nível de profissionalização exigido pela indústria, sempre crescente.
De lá para cá, o evento só cresceu em tamanho e em participação, devido ao nível técnico de suas palestras e mesas-redondas, ao profissionalismo das empresas expositoras, que trazem sempre as últimas tecnologias para o setor e, principalmente, à visível melhoria na qualidade dos laticínios, que estão, cada dia mais, utilizando técnicas modernas de fabricação e conservação, visando oferecer ao consumidor um produto saudável e de qualidade, como devem ser os derivados do leite.

 
Lançamentos

Manual de Rotulagem para Produtos Lácteos
Legislação comentada com exemplos práticos e checklist de rotulagem

Data: 15/07/09
Horário: 19:00hs
Local: Stand Fermentech (C39)

Este "Manual de Rotulagem para Produtos Ládteos", elaborado por Ana Lídia C. Z. Rodrigues e Suzi Richter Lapa, vem ocupar um espaço importante com o objetivo de difundir, de maneira prática e abrangente, os requisitos legais para a elaboração de rótulos de produtos lácteos.

Informações para aquisição do manual, consulte:
Legali Assessoria Ltda
Tel.: (11) 5093-4405 / (11) 5093-4434
www.legaliassessoria.com.br
legali@legaliassessoria.com.br

O lado azul e outros lados

O lado azul e outros lados

Data: 15/07/09
Horário: 19:00hs
Local: Stand Fermentech (C39)


Nascido em Aterrado (MG), no município de Além Paraíba, no ano de 1969, Jovelino Zamboni viveu sua infância em tempos difíceis, quando o País enfrentava a falta de liberdade política e civil.

De origem humilde, estudou com bolsa no Colégio Estadual São José, na sua própria cidade-natal até que diplomou-se técnico em laticínios pelo Instituto de Laticínios “Cândido Tostes”, de Juiz de Fora (MG). Trabalhou em alguns laticínios até que acabou se fixando em Três Passos (RS), onde reside e trabalha em um laticínio local.

Menino de roça, homem simples e reto, que gostava da prosa arrastada na beira do fogão e de beber água da fonte na palma da mão, Jovelino possui um singular talento no manejo das palavras, que ele mostra nos versos do livro “O lado azul e outros lados” lançado pela Setembro Editora com o apoio cultural da Fermentech.


Informações do autor:
Jovel Zamboni
jozamboni69@yahoo.com.br

 
Workshop e Seminários
 
Tirol - SCWORKSHOP TIROL
Em 9 de dezembro de 2008, realizamos o 1º Workshop de Capacitação em Lácteos – Lat. Tirol na cidade de Treze Tílias (SC). O Ph.D. e especialista em queijos Múcio Mansur Furtado ministrou palestras na área de queijos ("Queijo Prato: parâmetros de fabricação" e "Mussarela para pizza: processos e funcionalidade") e José Roberto Garcia, gerente técnico comercial da Fermentech, falou sobre a área de leites fermentados ("Iogurte e Leite fermentado"). O evento contou com a participação de 50 colaboradores das unidades de produção de Treze Tílias e Chapecó (SC), que puderam trocar experiências vividas no dia a dia da empresa.
 
Aurora - SCWORKSHOP AURORA
A equipe da Aurora Alimentos de Pinhalzinho (SC) nos recebeu no dia 11 de dezembro de 2008 para a realização do 1º Workshop de Capacitação em Lácteos – Aurora Alimentos. Participaram 45 colaboradores da unidade de Pinhalzinho, que discutiram junto com o Múcio M. Furtado, os fundamentos do uso de fermentos em queijos e também processos e funcionalidades da Mussarela para pizza.
 
WORKSHOP SILVESTRE
No dia 8 de abril de 2009 na cidade de Três Barras do Paraná (PR), foi realizado o 1º Workshop de Capacitação em Lácteos – Lat. Silvestre. Contamos com a participação de 66 funcionários que trocaram informações e assistiram a palestra “Mussarela para pizza: equipamentos, fermentos, processos, parâmetros e funcionalidade” ministrada pelo especialista no assunto, Múcio M. Furtado.
 
Calu - MGWORKSHOP CALU
A Cooperativa de Uberlândia (Calu) e a Fermentech realizaram o 1° curso de Capacitação em Lácteos - Calu com os temas: Mussarela e Leite Fermentado.
Realizado no dia 24 de junho de 2009, o evento contou com a presença de 35 colaboradores das áreas de produção e controle de qualidade que participaram efetivamente levantando questões do dia a dia. Agradecemos aos organizadores e parabenizamos pela iniciativa.
 
Coopervale - MGWORKSHOP COOPERVALE
O Triângulo Mineiro consolida mais uma saudável parceria com a Fermentech. No dia 25 de junho de 2009 foi a vez da Cooperativa de Uberaba (Coopervale) participar do curso de Capacitação em Lácteos - Coopervale.
Com 34 participantes de diversas áreas foram abordados temas como qualidade de matéria-prima, padronização e controles de processo, a fim de promover integração entre os setores. Esperamos que este trabalho crie frutos e que o consumidor final seja o maior beneficiado, consumindo a cada dia produtos com maior qualidade e segurança!
 
Lajeado - RSVII SEMINÁRIO REGIONAL TÉCNICO DANISCO & FERMENTECH
SUCESSO ABSOLUTO

A Fermentech, em parceria com a Danisco Brasil, promoveu, no dia 23 de abril, o VII Seminário Técnico Regional, na cidade de Lajeado (RS), onde foram apresentadas tendências e inovações tecnológicas para o mercado lácteo.
O evento teve um clima bastante descontraído e foi destinado a profissionais do setor que buscam informações sobre a área técnica em laticínios.
O grande número de participantes (120) superou as expectativas das duas empresas, que já confirmaram o próximo para a cidade de São José do Rio Preto. A primeira edição deste seminário técnico aconteceu em 2005, em Feira de Santana (BA), seguida por Fortaleza (CE), Chapecó (SC), Uberlândia (MG), Campina Grande (PB) e Cascavel (PR). A intenção é levá-lo para todas as regiões do País e proporcionar cada vez mais a interação entre as empresas e os profissionais da área. A Fermentech agradece a participação de todos, imprescindível para o sucesso do evento.
 
Próximos Eventos

Agosto - 09

Setembro - 09 Outubro - 09
Workshop Belo Vale
Sousa - PB
VIII Seminário Técnico Regional
São José do Rio Preto - SP
Viagem para Itália
 
News Novidades

Fermentech News ganha nova versão

A partir de agora, o Fermentech News estará bem mais próximo de vocês! É que acaba de ser lançada a edição impressa do informativo, que chegará periodicamente a todos os clientes, amigos e fornecedores, trazendo muito mais informações e notícias sobre a Fermentech.

O informativo impresso permitirá um texto mais elaborado e com detalhes que, pelo imediatismo e velocidade dos meios virtuais, nem sempre é possível desenvolver. Por isso, teremos matérias técnicas, perguntas e respostas, reportagens, entrevistas e outros assuntos.

A primeira edição traz uma reportagem sobre o Congresso Nacional de Laticínios, contando um pouco de sua história e seus objetivos. Também traz matéria sobre a Laticínios Luce, seus produtos e futuros lançamentos, além, é claro, das ações da Fermentech pelo Brasil.

Para receber o informativo impresso, envie seu endereço completo através do email news@fermentech.com.br e não deixe também de enviar suas críticas, sugestões e dúvidas para serem respondidas.

A Fermentech deseja, cada vez mais, estar presente na vida de seus clientes e amigos. O Fermentech News é feito para vocês!

ABIQ
 

A Abiq (Associação Brasileira das Indústrias de Queijo) é uma associação que representa os interesses do setor queijeiro no Brasil desde 1988. Conta com associados espalhados pelo Brasil inteiro e, graças a isso, o setor vem ganhando representatividade junto ao Governo, com melhorias na qualidade dos produtos tanto para o mercado interno e externo, regulamentação favorável, fiscalização mais apurada para coibir as fraudes, entre outras vantagens.

Além disso, a Abiq também defende a categoria junto aos órgãos de Imprensa e profissionais formadores de opinião, como médicos e nutricionistas, enaltecendo os benefícios do queijo para a saúde pública. Faça parte dessa equipe. Associe-se!

www.abiq.com.br ou ligue (11) 3259-9213 / 3259-8266 / 3210-6348.


 
 
 

Links
Confira aqui alguns links relacionados ao setor de laticínios e use-as como fonte de pesquisas e estudos. Caso tenha alguma dica interessante a sugerir, por favor, indique-nos enviando um e-mail para news@fermentech.com.br.

Clique aqui
 
visite: www.fermentech.com.br
 
Fermentech Comércio de Insumos para Alimentos Ltda
Rua Tuiuti, 1431 • Bairro Tatuapé • São Paulo • SP • CEP 03081-012
Fone: 11 2093 4900 • Fax: 11 2093 4828
 
copyright 2009 Fermentech Ltda. Todos direitos reservados.